Ailton Graça não renovará seu contrato de longo prazo com a Globo após 22 anos de trabalho na emissora. O vínculo fixo chega ao fim com a novela Volta por Cima, onde interpreta Edson Bacelar. De acordo com o portal Notícias da TV, o ator chegou a negociar uma renovação, mas as partes não chegaram a um acordo.
O artista estreou na emissora em 2003 como Picote na série Cidade dos Homens e participou de produções como A Diarista, Casos e Acasos e A Grande Família. Sua primeira novela foi América (2005), seguida por papéis em Cobras & Lagartos, Sete Pecados, Três Irmãs, Cama de Gato, Avenida Brasil e Flor do Caribe. Um de seus papéis mais marcantes foi Xana Summer em Império (2014), onde iniciou sua parceria com Viviane Araújo, com quem atualmente divide cena em Volta por Cima.
Após Império, Ailton Graça esteve em novelas e séries como Totalmente Demais, Cidade Proibida, Carcereiros, O Sétimo Guardião, Salve-se Quem Puder, Sob Pressão, Família Paraíso e Travessia. No entanto, a decisão da Globo de encerrar contratos fixos faz parte de uma reestruturação para reduzir custos, mantendo os artistas sob contratos por obra. Dessa forma, o ator ainda pode voltar à emissora para futuros trabalhos. No entanto, ficará mais livre para explorar novas oportunidades, como produções para o streaming.
