Preta Maria Gadelha Gil Moreira, filha do cantor Gilberto Gil, faleceu no último domingo (20) em Nova York, onde realizava tratamento experimental contra um câncer colorretal. A artista, que tinha 50 anos, foi diagnosticada com a doença em 2023 e enfrentou metástases em 2024, o que a levou a buscar novas alternativas médicas fora do Brasil em maio deste ano.
De acordo com o portal Caras, a família Gil permanece nos Estados Unidos para providenciar o traslado do corpo para o Brasil. As datas de velório e sepultamento ainda não foram definidas.
Preta Gil construiu carreira como cantora, apresentadora e ativista. Nascida em 8 de agosto de 1974, ela era uma das oito filhas de Gilberto Gil, fruto do segundo casamento do artista com Sandra Gadelha.
Gilberto Gil teve filhos em três relacionamentos diferentes. Do primeiro casamento com Belina de Aguiar nasceram Nara, em 22 de fevereiro de 1966, que atuou como atriz e cantora, e Marília, em 3 de fevereiro de 1967, atual diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia.
Com Sandra Gadelha, além de Preta, Gil teve Pedro, nascido em 17 de maio de 1970, que foi baterista do grupo Egotrip e faleceu aos 19 anos em acidente de carro em 1990, e Maria, nascida em 13 de janeiro de 1976, que trabalha nos bastidores da carreira do pai.
Do terceiro e atual casamento com Flora Nair Giordano, Gil teve Bem, nascido em 13 de janeiro de 1985, músico e produtor; Isabela, conhecida como Bela Gil, nascida em 3 de janeiro de 1988, chef e apresentadora especializada em alimentação saudável; e José, o caçula nascido em 27 de agosto de 1991, baterista da banda Gilsons.
