É ela! Rita Lee, considerada uma lenda viva na cena musical, receberá o “Lifetime Achievement Award”, prêmio pelo conjunto da obra de um artista, concedido pelo Grammy Latino.
A novidade foi revelada nesta segunda-feira, 25, por Manuel Abud, CEO da Academia Latina de Gravação, durante o lançamento da versão brasileira do programa “Acoustic Sessions” que, em sua primeira edição, chega homenageando a diva do rock nacional.
E para celebrar os longos anos de carreira de Rita, o time de potência formado por Giulia Be, Agnes Nunes, Luísa Sonza, Paula Lima e Manu Gavassi foi escolhido para gravar versões que fizeram – e ainda fazem – muito sucesso na voz de artista de 74 anos.
Potência feminina
Durante a preview do programa, exibida durante o evento, Luísa Sonza surgiu interpretando “Amor e Sexo” e “Mania de Você”. Enquanto isso, Manu Gavassi trouxe os vocais em “Esse tal de Roque Enrow” e “Coisas da Vida”. Além disso, também transformaram o hit clássico “Lança Perfume” em um dueto. Imagina só o quanto elas entregaram TU-DO?
“Rita Lee é uma transgressora da nossa música e com certeza inspirou todas nós que estamos aqui. Fazer parte disso, ser convidada, diz muito sobre o nosso trabalho, sobre o que a gente está falando”, contou Luísa Sonza.
“O que mais me encantou em ser chamada para fazer parte desse projeto é que ela sempre foi uma mulher que falou sobre tudo, é uma das primeiras a cantar e falar explicitamente tudo o que queria, apesar de ter sido censurada muitas vezes. Isso me inspira muito e faz eu acreditar no meu e no nosso trabalho. Cada uma do seu jeito, mas sempre trazendo muito isso”, acrescentou.
Manu também não poupou elogios a diva. “O lance é que só existe uma Rita Lee. Não existe nenhuma artista que se pareça com ela ou com o que ela fez. Eu acho isso o mais genial. Desde criança eu sempre ouvi, mas acho que crescendo eu pude entender o tamanho da importância dessa mulher diante do que a gente faz. Para mim a Rita é o maior exemplo de artista no Brasil, é sem igual”.
Reconhecida com a voz doce e meiga, Agnes Nunes se jogou nas letras de “Menino Bonito” e “Desculpa o Aue”. Paula Lima escolheu “Baila Comigo” e Giulia Be ficou com “Caso Sério” e “Doce Vampiro”.
“Acho que a Rita era muito por fora, mas a chave é que ela é muito por dentro também. Era com profundidade que ela conseguia entrar nas letras. Foi uma das primeiras a colocar a mulher naquele lugar, na sociedade. Muito antes de existir “Menina Solta”, ela já estava pautando ali o que é você ser uma mulher livre na música”, contou Giulia Be.
Paula Lima ainda reforçou a importância da pauta feminista na carreira da rock star. “Eu sou completamente apaixonada pela Rita, uma mulher revolucionária. Uma mulher que sempre esteve à frente do tempo dela. Eu acho que a gente pode falar a palavra “feminista” antes de saber o significado disso, a liberdade, a plenitude, a generosidade. Uma mulher que sempre abraçou a causa feminina e sempre teve a sororidade. Ela é muito afetuosa, uma mulher com muita garra, com muita força, e mesmo que, às vezes com humor ácido, dizia de maneira doce. Ela tinha a canção e a poesia sempre em primeiro lugar”, pontuou Paula Lima.
Vale dizer que, sob a direção musical do aclamado Zé Ricardo, a apresentação acústica completa das artistas estará disponível exclusivamente no Facebook da Academia Latina Gravação em outubro.
Grammy Latino 2022
E já anota aí, a 23ª edição do Grammy Latino, marcada para o dia 17 de novembro, retornará a Las Vegas. Considerada a principal homenagem internacional e o único prêmio concedido entre pares, o evento celebra a excelência da música latina em todo o mundo. Outras datas importantes antes da noite mais aguardada na cena latina musical incluem:
- 28 de julho a 8 de agosto: Primeira rodada de votação;
- 20 de setembro: Anúncio dos indicados para a 23ª Entrega Anual do Latin GRAMMY;
- 30 de setembro a 13 de outubro: Rodada final de votação.