Connect with us

O que você está procurando?

Música

Diva! Rita Lee será homenageada no Grammy Latino

Luísa Sonza, Paula Lima, Agnes Nunes, Giulia Be e Manu Gavassi gravaram versões acústicas dos clássicos de Rita Lee

Rita Lee receberá o "Lifetime Achievement Award", prêmio pelo conjunto da obra de um artista
Rita Lee receberá o "Lifetime Achievement Award", prêmio pelo conjunto da obra de um artista. - Crédito: Instagram/@ritalee_oficial/Divulgação/Academia Latina de Gravação

É ela! Rita Lee, considerada uma lenda viva na cena musical, receberá o “Lifetime Achievement Award”, prêmio pelo conjunto da obra de um artista, concedido pelo Grammy Latino

A novidade foi revelada nesta segunda-feira, 25, por Manuel Abud, CEO da Academia Latina de Gravação, durante o lançamento da versão brasileira do programa “Acoustic Sessions” que, em sua primeira edição, chega homenageando a diva do rock nacional. 

E para celebrar os longos anos de carreira de Rita, o time de potência formado por Giulia Be, Agnes Nunes, Luísa Sonza, Paula Lima e Manu Gavassi foi escolhido para gravar versões que fizeram – e ainda fazem – muito sucesso na voz de artista de 74 anos. 

Giulia Be, Agnes Nunes, Luísa Sonza, Paula Lima e Manu Gavassi celebram Rita Lee – Crédito: Academia Latina de Gravação 

Potência feminina 

Durante a preview do programa, exibida durante o evento, Luísa Sonza surgiu interpretando “Amor e Sexo” e “Mania de Você”. Enquanto isso, Manu Gavassi trouxe os vocais em “Esse tal de Roque Enrow” e “Coisas da Vida”. Além disso, também transformaram o hit clássico “Lança Perfume” em um dueto. Imagina só o quanto elas entregaram TU-DO?

“Rita Lee é uma transgressora da nossa música e com certeza inspirou todas nós que estamos aqui. Fazer parte disso, ser convidada, diz muito sobre o nosso trabalho, sobre o que a gente está falando”, contou Luísa Sonza.

“O que mais me encantou em ser chamada para fazer parte desse projeto é que ela sempre foi uma mulher que falou sobre tudo, é uma das primeiras a cantar e falar explicitamente tudo o que queria, apesar de ter sido censurada muitas vezes. Isso me inspira muito e faz eu acreditar no meu e no nosso trabalho. Cada uma do seu jeito, mas sempre trazendo muito isso”, acrescentou. 

Manu também não poupou elogios a diva. “O lance é que só existe uma Rita Lee. Não existe nenhuma artista que se pareça com ela ou com o que ela fez. Eu acho isso o mais genial. Desde criança eu sempre ouvi, mas acho que crescendo eu pude entender o tamanho da importância dessa mulher diante do que a gente faz. Para mim a Rita é o maior exemplo de artista no Brasil, é sem igual”. 

Reconhecida com a voz doce e meiga, Agnes Nunes se jogou nas letras de “Menino Bonito” e “Desculpa o Aue”. Paula Lima escolheu “Baila Comigo” e Giulia Be ficou com “Caso Sério” e “Doce Vampiro”.

“Acho que a Rita era muito por fora, mas a chave é que ela é muito por dentro também. Era com profundidade que ela conseguia entrar nas letras. Foi uma das primeiras a colocar a mulher naquele lugar, na sociedade. Muito antes de existir “Menina Solta”, ela já estava pautando ali o que é você ser uma mulher livre na música”, contou Giulia Be.

Paula Lima ainda reforçou a importância da pauta feminista na carreira da rock star. “Eu sou completamente apaixonada pela Rita, uma mulher revolucionária. Uma mulher que sempre esteve à frente do tempo dela. Eu acho que a gente pode falar a palavra “feminista” antes de saber o significado disso, a liberdade, a plenitude, a generosidade. Uma mulher que sempre abraçou a causa feminina e sempre teve a sororidade. Ela é muito afetuosa, uma mulher com muita garra, com muita força, e mesmo que, às vezes com humor ácido, dizia de maneira doce. Ela tinha a canção e a poesia sempre em primeiro lugar”, pontuou Paula Lima. 

Vale dizer que, sob a direção musical do aclamado Zé Ricardo, a apresentação acústica completa das artistas estará disponível exclusivamente no Facebook da Academia Latina Gravação em outubro. 

Grammy Latino 2022

E já anota aí, a 23ª edição do Grammy Latino, marcada para o dia 17 de novembro, retornará a Las Vegas. Considerada a principal homenagem internacional e o único prêmio concedido entre pares, o evento celebra a excelência da música latina em todo o mundo. Outras datas importantes antes da noite mais aguardada na cena latina musical incluem: 

  • 28 de julho a 8 de agosto: Primeira rodada de votação;
  • 20 de setembro: Anúncio dos indicados para a 23ª Entrega Anual do Latin GRAMMY;
  • 30 de setembro a 13 de outubro: Rodada final de votação.
Advertisement

Você também vai gostar

Música

Cantora assume posição de Chester Bennington, que faleceu em 2017

Música

Grupo pode se apresentar na capital paraense no fim de 2025

Famosos de A a Z

Anitta e Luísa Sonza se apresentaram no famoso show do intervalo entre as partidas da NFL que acontecerá aqui no Brasil

Música

De Gilberto GIl a Xororó, confira talentos que estão sendo passados na árvore genealógica