A correspondente da Globo em Roma, Ilze Scamparini, comentou nesta quinta-feira (8) no Jornal Hoje a surpreendente escolha de Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica. Ele assumirá com o nome de Papa Leão XIV. Embora já fosse mencionado entre os possíveis nomes, Prevost era considerado parte de uma segunda linha de candidatos, o que tornou sua eleição inesperada. “Foi uma surpresa grande”, afirmou a expert em assuntos do Vaticano.
Ilze Scamparini também chamou atenção para o fato de Prevost ter escolhido o nome Leão 14. Ele contraria um desejo expresso duas vezes por papa Francisco. Isso porque ele esperava que a sucessão adotasse o nome João 24. Apesar disso, o novo papa parece disposto a manter parte da linha do pontificado anterior, enfatizando a palavra “sinodal” em seu discurso de posse. Isso indica continuidade com o estilo de governo de Francisco. A jornalista ainda elogiou sua comunicação com os romanos e seu domínio do idioma italiano.
A escolha de um papa americano também causou surpresa, considerando o histórico recente de divergências entre o Vaticano e o governo dos EUA. De acordo com a jornalista, Prevost pode se tornar um elo importante entre a Santa Sé, a Itália e os Estados Unidos. “Ele é muito aberto, inclusive com relação às comunidades gays. Por isso, deve seguir adiante com as reformas iniciadas por Francisco, muitas delas feitas sob fortes críticas e resistência”, concluiu a repórter.
