A família real britânica é famosa por suas rígidas regras e tradições, mas até o uso do sobrenome segue normas específicas. Embora os membros da realeza raramente o utilizem no dia a dia, seu sobrenome tem uma história interessante.
O sobrenome oficial dos integrantes da família real é Mountbatten-Windsor, mas nem todos o adotam. A origem desse nome está ligada à trajetória da família ao longo dos anos.
Até o século XX, as famílias eram conhecidas por suas casas reais ou pela dinastia que pertenciam. A Rainha Vitória era conhecida como Rainha Vitória da casa de Hanover, por exemplo.
Já a Rainha Elizabeth II, neta de George V, fez uma mudança importante em 1952. Para honrar seu marido, Príncipe Philip, ela decidiu adotar “Mountbatten-Windsor” como o novo sobrenome da família, apesar dos conselhos contrários. Aliás, a realeza só reconheceu a alteração após oito anos.
Vale destacar que membros da realeza com títulos reais, como o Rei Charles III e o Príncipe William, não precisam utilizar o sobrenome, por isso raramente são referidos por ele.