Aline Borges, que interpreta Zuleica na novela “Pantanal”, da TV Globo, revelou já ter vivido uma relação abusiva quando era mais jovem, assim como sua personagem
No folhetim, aliás, ela dá vida a amante de Tenório (Murilo Benício), e é mãe dos filhos que o fazendeiro teve fora de seu casamento com Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Em entrevista a Quem, a atriz falou sobre as atitudes de sua personagem.
“A gente vive num país muito machista, mas foi bonito ver o processo de aceitação que ela teve, de expansão da consciência das pessoas em relação à Zuleica”, afirmou ela, contando, inclusive, que muitas mulheres reais “pagam” por escolhas equivocadas do passado, assim como a personagem.
“Zuleica errou quando escolheu ficar com Tenório lá atrás. Mas a arte imita a vida e é preciso que por meio dela a gente reflita a nossa sociedade, as opressões, esse lugar da mulher que acaba subjugada e se permitindo passar por opressões de homens que têm o pensamento cômodo”, ressaltou artista.
Relação abusiva
Em seguida, Aline Borges revelou já ter vivido uma relação abusiva quando era mais jovem, e ressaltou que atualmente não permitiria passar pela mesma situação.
“Hoje, com a minha consciência, jamais. Mas tenho 47 anos; aos 20, eu tive uma relação abusiva. Eu me coloquei em situações não parecidas com a de Zuleica, mas tão ruins quanto. Foram situações em que não consegui enxergar o meu valor porque eu estava ali para apoiar aquele homem”, recordou.
Por fim, a atriz ainda contou que recebe relatos de mulheres que se identificam com sua personagem em “Pantanal”. “Até me surpreende muito a quantidade de pessoas relatando casos muito parecidos com o dela. Teve uma internauta que disse ‘eu sou filha de uma mulher que é a Zuleica, que foi a vida inteira a segunda mulher, a outra’. É uma história complicada, que acontece o tempo todo”, pontuou.