A visibilidade do filme “Ainda Estou Aqui” chegou a níveis internacionais, especialmente com as indicações de Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz, mas existem outros participantes desse sucesso, como o cantor Roberto Carlos. Ele foi responsável pela música-tema “É preciso dar um jeito, meu amigo”, que também recebeu inúmeros elogios. A composição original é de Roberto Carlos, com interpretação pelo cantor Erasmo Carlos. Após o filme, a canção explodiu nos streamings, e os participantes falaram sobre o processo de criação.
De acordo com o portal Extra, a música seria originalmente no álbum “Carlos, Erasmo…” em 1971. No entanto, pertencia a um lado B do cantor, no caso ao outro lado do vinil. A composição era uma resposta à ditadura militar, especialmente ao desaparecimento do deputado Rubens Paiva. Na época, Roberto Carlos visitou Caetano Veloso no exílio em Londres, e voltou querendo se expressar também nesse contexto político. Felizmente, a censura da época não percebeu o teor crítico da letra e interpretou como mais uma balada romântica do Rei.
Em entrevista, Roberto relembrou a criação da música: “Numa noite, Erasmo e eu estávamos compondo e falamos sobre as questões do Brasil. Eu disse: ‘é preciso dar um jeito’, e ele repetiu. Então, percebemos que poderia ser o tema de uma canção”. Segundo Roberto Carlos, a melodia nasceu espontaneamente enquanto discutiam o cenário político, e em poucos dias, finalizaram a letra. Agora, com o filme, o cantor celebra que os jovens estejam redescobrindo essa música. Ele também agradeceu especialmente a Fernanda Torres, que sugeriu a inclusão da canção no filme.
Roberto Carlos também elogiou Walter Salles, Selton Mello e Fernanda Montenegro pelo sucesso global da produção. O cantor expressou orgulho pelo impacto da obra e revelou que ainda não assistiu ao filme, mas está ansioso pela experiência.
