Em 1993, quando o Renascer foi ao ar pela primeira vez, outros atores faziam parte do elenco. Agora, para o remake da novela, a Globo precisou procurar artistas a altura da primeira edição. Apesar das mudanças na versão atual, o enredo e os personagens seguem o mesmo padrão.
Na fase jovem, José Inocêncio foi interpretado por Leonardo Vieira e, no remake, Humberto Carrão. Quando o protagonista se tornou um renomado produtor de cacau na primeira versão, Antonio Fagundes era o responsável por interpretá-lo. No entanto, no remake, Marcos Palmeira ficou com a missão. Atualmente, Antonio Calloni interpreta o coronel Belarmino. Na primeira versão de Renascer, porém, José Wilker que deu vida ao personagem.
Jacutinga carrega grandes nomes em seu histórico. Isso porque, na primeira versão, Fernanda Montenegro interpretou a dona do bordel, que agora é vivida por Juliana Paes. Além disso, Adriana Esteves esteve na primeira versão da novela como Mariana. Agora, Theresa Fonseca interpreta a personagem. O polêmico Venância foi personagem de Cacá Carvalho na primeira versão. Já no remake, Fábio Lago ficou responsável pelo papel.
Um dos filhos de José Inocêncio, José Venâncio, era interpretado por Taumaturgo Ferreira e agora é vivido por Rodrigo Simas. Na primeira versão de Renascer, Buba era uma mulher intersexual, interpretada por Maria Luisa Mendonça. Atualmente, Gabriela Medeiros ficou responsável pela personagem transexual do remake. Por fim, Jackson Antunes interpretou Damião na primeira versão, que agora é vivido por Xamã.