A São Paulo Fashion Week (SPFW) que será de 16 a 20 de novembro, terá 48 desfiles. Deles, 43 serão presenciais e 5 serão apresentações digitais.
Eles acontecerão no hub criado no Komplexo Tempo, agora com duas salas de desfile, exposições, lounges, e em uma sala especialmente montada no Shopping Iguatemi. Além disso, o evento novamente ocupará a cidade com desfiles externos em endereços históricos e relevantes.
Aliás, quatro marcas estreiam nesta edição. Em primeiro lugar, temos a Greg Joey, do estilista Lucas Danuello, reconhecida pela sua inovação e atuação genderless. Além dela, Heloisa Faria, que trabalha técnicas de moulage, fará sua primeira apresentação no evento. Mauricio Duarte, com criações pintadas a mão, também estará estreando na edição. E, por fim,e a Buzina, da estilista portuguesa Vera Fernandes, que se destaca pelo seu trabalho em sustentabilidade e coleções limitadas e personalizadas. Com um desfile especial, a Ellus celebrará nesta edição os 50 anos da marca.
Com curadoria de Carollina Lauriano, o Festival SPFW+IN.PACTOS traz nesta edição uma importante ocupação artística e urbana em torno de questões de identidade e pertencimento, com a participação de coletivos de artistas racializados, indígenas e trans, transformando a região do Komplexo Tempo em uma galeria a céu aberto.
Em uma parceria entre o ISTM – Instituto Sustentabilidade Têxtil em Moda- e o INMODE, uma grande instalação materializa os desafios globais da economia circular na moda, numa colaboração criativa entre a professora Francisca Dantas Mendes- coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda- e o estilista Gustavo Silvestre, do Projeto Ponto Firme, a partir de resíduos têxteis e do descarte de roupas pós consumo.