Lily Gladstone fez história ao se tornar a primeira mulher nativo-americana a ganhar um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. Recentemente, com a divulgação da lista de indicados ao Oscar 2024 ela conseguiu mais um marco: ela é a segunda indígena a receber uma indicação de Oscar de Melhor Atriz.
Por mais que Lily tenha surgido nos holofotes nos últimos meses, com sua participação em “Assassinos da Lua das Flores”, a sua carreira começou bem antes. Sua estreia no cinema foi em 2012, com “Terapia Intensiva”. Além disso, entre 2016 e 2019 ela colaborou com o cineasta Kelly Reichardt em algumas produções.
Uma curiosidade sobre Lily Gladstone é que ela usa os pronomes ela/elu. No ano passado, ela explicou que gosta do uso do gênero neutro por conta de seus ancestrais. “Na maioria das línguas nativas, na maioria das línguas indígenas, incluindo Blackfeet , não há pronomes de gênero. Não existe ele/ela, existe apenas elu”, explicou na época. “Meu uso de pronomes é em parte uma forma de descolonizar o gênero para mim”, declarou, por fim.
Vale lembrar que Lily Gladstone está concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “Assassinos da Lua das Flores”. Ela disputa o prêmio ao lado de Emma Stone, de “Pobres Criaturas”, Annette Bening, de “Nyad”, Sandra Hüller, de “Anatomia de Uma Queda” e Carey Mulligan, com “Maestro”.