Na última quinta-feira (25), a editora Alto Astral, criada e comandada por João Bidu, anunciou seu projeto de expansão global para a América Latina e do Norte, o João Bidu Internacional. Referência no mundo das previsões, o astrólogo ampliará seu conteúdo para sete novos países. Segundo uma postagem compartilhada nas redes sociais, os portais estarão na Argentina, México, Colômbia, Chile, Espanha, Portugal e Estados Unidos.
No Brasil, João Bidu é o principal guia em assuntos como horóscopo, tarot, oráculos e simpatias, com referências de conteúdo como “Guia Astral”, “Guia da Cozinha” e “todateen”. Enquanto isso, no espaço digital, ampliou suas publicações com portais como “João Bidu” e “Famoso e Celebridades”, em parceria com Thiago Rocha.
Agora, o projeto busca atingir o público latino. Apesar de consolidado, João Bidu é humilde ao falar sobre se tornar popular também em outros países. “Vamos buscar essa referência internacional, se conseguirmos 50% do que conseguimos no Brasil, está bom demais”, brinca.
A expansão global não era um objetivo de vida, mas surgiu de uma demanda crescente e da oportunidade de chegar nesses países. “Com as facilidades que a internet proporciona, temos condições de atingir muito mais gente, porque a demanda por astrologia existe em todas as partes do mundo”, reforça o astrólogo.
Segundo Julia Barosa, coordenadora de marketing da Astral Digital e responsável pelo projeto, foi necessário seis meses de pesquisa de mercado. “Tivemos uma preparação e tentamos entender o que as pessoas de cada país precisavam, quais os interesses. Quando percebemos que existia mercado para nós, também pesquisamos o comportamento do público”, contou.
Diferenciais
Além disso, João Bidu também falou sobre o diferencial da astrologia brasileira. Para o astrólogo, países latinos são mais sérios. “Lá eles não têm essa pegada mais brincalhona, descontraída, mais jovial que nós temos no nosso trabalho no Brasil”. Por isso, a equipe acredita que pode conquistar o público. No entanto, a intenção é “começar aos poucos, para acompanhar a recepção”.
“Estudamos páginas, influenciadores, como as pessoas passam essas mensagens, para chegarmos mais próximos deles [público]. A gente tem que entender a cultura local, o que acontece no país, para abordamos os assuntos”, explica a coordenadora.
João Bidu afirma que, pelas vias digitais, conseguirá atingir os jovens, mas equilibrando com leitores mais conservadores. “Primeiro vamos focar nas informações astrológicas sem levar os modismos e costumes brasileiros”, explica.
Os conteúdos serão publicados em inglês e espanhol, começando com a marca João Bidu, blog e redes sociais, mas expandindo os demais sites em breve. “Agora que vai de fato entrar no ar, a expectativa é muito alta”, comenta Julia, que diz que o projeto é desafiador, mas gratificante.