TV

Globo aposta em novelas que nunca foram ao ar para bombar às 21h

Em plena crise de autores, Globo aposta em novelas não aproveitadas de autores antigos para treinar novos escritores.

Globo aposta em novelas que nunca foram ao ar para bombar às 21h - Foto: Reprodução/Instagram

A Globo está enfrentando uma série de dificuldades para renovar seu quadro de autores no horário nobre, e agora aposta em novelas não lançadas para se manter no topo das audiências. Geralmente, essa faixa é reservada para os escritores mais experientes, mas apurações indicam que a Globo está reconsiderando algumas parcerias.

De acordo com o portal NaTelinha, a emissora estaria fazendo um levantamento de sinopses apresentadas por seus medalhões que ainda tiveram aproveitamente. O objetivo é treinar novos profissionais para esse horário. Entre essas histórias, estão novelas inéditas de Manoel Carlos e Gilberto Braga. A ideia, segundo fontes, é seguir o modelo atual de Vale Tudo. Nela, Manuela Dias escreve uma nova versão da trama criada por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.

Investir em textos de autores renomados representa uma maior segurança para manter a audiência no horário das nove. Entre os títulos inéditos que a Globo possui, estão Intolerância e Feira das Vaidades, de Gilberto Braga; O Cerco, de Benedito Ruy Barbosa; e Castelo de Areia, de Manoel Carlos. Além desses, Aguinaldo Silva e Carlos Lombardi também têm folhetins arquivados que pertencem à emissora.

A Globo sempre manteve contratos fixos com seus grandes autores, garantindo que qualquer obra criada durante esse período passasse a ser de sua propriedade. No mercado, se trata da cessão de direitos autorais. Essa política mudou nos últimos três anos, quando a emissora passou a adotar contratos por obra. No entanto, tudo mudou com a recente crise no horário das nove, que se intensificou com a aposentadoria de Benedito Ruy Barbosa e Manoel Carlos, com a morte de Gilberto Braga e a saída de Silvio de Abreu. O cenário fica ainda pior com a mais recente saída de Glória Perez, após 54 anos na Globo.

Você também vai gostar

TV

Após rumores de treta entre Bella Campos e Cauã Reymond se intensificarem, a Globo se manifestou oficialmente.

Famosos de A a Z

Em entrevista, Debora Bloch, a nova Odete Roithman no remake, disse ter se deslumbrado um pouco com a fama no início da carreira.

TV

Em entrevista, Renata Sorrah dá opinião sincera sobre o remake de Vale Tudo e pontua sobre a atuação e elenco da nova versão.

Notícias

Juliana Oliveira voltou a se pronunciar sobre o caso de denúncia de estupro contra Otávio Mesquita, e explica mais sobre a situação.

Sair da versão mobile