Connect with us

O que você está procurando?

Filhos dos Famosos

Frenectomia: entenda a cirurgia feita por Lua, filha de Viih Tube e Eliezer

Bebê passou por procedimento momentos depois de seu nascimento

Frenectomia: entenda a cirurgia feita por Lua, filha de Viih Tube e Eliezer
Frenectomia: entenda a cirurgia feita por Lua, filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: Instagram/@viihtube

Na última quinta-feira (13), Viih Tube Eliezer anunciaram que Lua, a primeira filha do casal, nasceu. Aliás, de acordo com os ex-BBBs, a bebê nasceu durante o domingo de Páscoa, no dia 9 de abril, pesando 3,555 kg e com 49cm.

Poucos momentos após seu nascimento, Lua Di Felice passou por uma cirurgia conhecida como frenectomia. O procedimento consiste no corte da membrana embaixo da língua do bebê (também conhecida como freio). Entretanto, a operação divide opinião entre os médicos brasileiros.

Desde 2014, a frequência da cirurgia vem aumentando. Isso porque o Ministério da Saúde tornou obrigatório o “teste da linguinha” entre recém-nascidos. O exame é feito nos primeiros dias de vida do bebê e pode diagnosticar precocemente a língua presa. 

Entretanto, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é oficialmente contra a obrigatoriedade do exame. A justificativa seria de que o procedimento incentivaria muitas cirurgias desnecessárias. Além disso, em diversos casos é possível corrigir o defeito com ajustes na amamentação.

Bebês como Lua, que sofrem do problema, têm o freio mais curto do que o normal. Isso restringe o movimento da língua e atrapalha a amamentação. De acordo com a médica odontopediatra da IGM odontopediatria Dra. Ilana Marques, o defeito pode ocorrer no freio labial ou lingual. 

“No caso de freio labial, a frenectomia é necessária quando provoca espaçamento entre os dentes centrais (chamado diastema), quando dificulta a higiene destes dentes centrais ou quando provoca falta de selamento labial causando uma respiração bucal”, explica. 

Já no caso do freio lingual, ela é necessária quando a língua apresenta uma anquiloglossia (língua presa). “Pode provocar desmame precoce em bebês pela dificuldade de mamar, além disso, engasgos, excesso de baba, respiração bucal e alimentação seletiva”, aponta a especialista. 

Esse texto foi publicado originalmente por Saúde em Dia, parceiro de Todateen pela Astral Digital.

Advertisement

Você também vai gostar

Famosos de A a Z

Casal está separado desde junho de 2023, quando reataram o romance durante o Coachella

Famosos de A a Z

"Falsa guru" que morava nos Estados Unidos foi acusada de tráfico humano e condições de trabalho análogo à escravidão

Famosos de A a Z

Esposa de rei Charles III usou peça favorita de princesa Diana

Notícias

Globo estaria com problemas para escalar Maria de Fátima em novo remake