Nesta quinta-feira (29), Pelé faleceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, aos 82 anos, devido uma falência múltipla nos órgãos. O Rei do futebol tratava um câncer no cólon.
No dia 29 de novembro, o astro deu entrada no hospital por conta de uma infecção respiratória depois de contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento do câncer no cólon.
A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.
O craque deixa sete filhos, frutos de casamentos que teve ao longo da vida e relações extraconjugais. Além da atual esposa Márcia Aoki e uma legião de fãs.
Carreira
Edson Arantes do Nascimento, o nosso Pelé teve o amor ainda mais latente pelo futebol aos 10 anos, quando viu o pai, Dondinho, chorando ao lado do rádio pela derrota da seleção brasileira para o Uruguai no Maracanã, na copa de 1950. E foi aí que Pelé se sentiu motivado a ganhar uma taça para acabar de vez com o choro do pai.
E assim, o jogador por vocação colecionou ao longo da vida 60 taças, no Santos, no Cosmos e na Seleção Brasileira. É o único tricampeão do mundo como jogador, levando a sua primeiro título mundial ainda aos 17 anos, na Suécia.
Dessa forma, em sua carreira ele fez, ao menos, 1.282 gols, sendo 95 deles pela Seleção. Numa carreira de 21 anos que começou no Santos, em 1956, e terminou no Cosmos, de Nova York, em 1977.
Famosos se despedem de Pelé e homenageiam o Rei
Com todo esse currículo como jogador de futebol, Pelé deixou de ser apenas um atleta e tornou-se um verdadeiro ícone do esporte mundial. Dessa forma, diversos astros e famosos foram até as redes sociais para homenagear e se despedir do Rei. Confira:
Obrigado, Pelé! Por tanta alegria que você nos proporcionou! Reveja um trechinho do encontro que o Zeca Pagodinho teve com o Rei, nos bastidores de um show em Las Vegas. Na ocasião, Zeca teve a chance de fazer uma homenagem, cantando um samba de Otacílio da Mangueira no camarim. pic.twitter.com/r8Y1CO5cKj
— Zeca Pagodinho (@zecapagodinho) December 29, 2022
A Sporting Legend.
— Usain St. Leo Bolt (@usainbolt) December 29, 2022
Rest in Peace King Pele 🕊️ pic.twitter.com/AmehPBOR30
Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol.
— Lula (@LulaOficial) December 29, 2022
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/YQs3K119t9