Ícone do site Famosos e Celebridades

Entenda os próximos passos após a morte da Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta, 8, aos 96 anos - Crédito: Shutterstock

Aos 96 anos, a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, faleceu nesta quinta-feira, 8, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Aliás, o anúncio aconteceu pelos canais oficiais da família real britânica.

Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta, 8, aos 96 anos – Crédito: Shutterstock

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei a rainha consorte permanecerão em Balmorar esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter.

Charles, Anne, Andrew e Edward, filhos da monarca, foram até a Escócia diante do anúncio de que a rainha estava sob supervisão médica. Enquanto isso, o príncipe William, neto de Elizabeth, foi até o castelo.

E os próximos passos?

Com o falecimento, o rei Charles – seu filho mais velho – assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca como chefe de Estado. Entre eles, Austrália e Canadá.

Além disso, diante da morte, é colocado em prática um plano detalhado durante anos para a realização de seu funeral.

De acordo com o G1, em 2007, o jornal “The Guardian” publicou alguns trechos do material que já foi revisto duas a três vezes por ano. Ou seja, algumas mudanças já aconteceram.

Conhecido como plano “London Bridge”, confira o que deve acontecer nos próximos dias:

Vale dizer que a data da morte representa o “Dia D”, enquanto isso os dias seguintes são: “D+1” e assim por diante.

Dia D

D+1

D+2

D+3

D+4

D+5

D+6

D+7

D+8 e +9

D+10

Por fim, após esse processo, o retrato deverá ficar pendurado com uma fita preta em todas as prefeituras por um mês, até ser transferido para um local mais adequado e trocado por um retrato do novo rei.

A saúde de Rainha Elizabeth

Desde outubro, a saúde de Elizabeth II passou a ser motivo de preocupação, especialmente após ser revelado que ela ficou hospitalizada e foi submetida a “exames” médicos até hoje nunca detalhados.

Assim, sua agenda foi remanejada e as aparições em público diminuíram consideravelmente. Inclusive, na terça-feira, 6, Elizabeth transferiu – pela primeira na história – a cerimônia de nomeação da nova primeira-dama britânica, Liz Truss, para o Palácio de Balmoral, onde ela estava.

Sair da versão mobile