O empresário Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV!, causou revolta nas redes sociais nesta segunda-feira. Tudo começou com um relato de assalto sofrido pelo irmão de seu filho mais velho em Barcelona, na Espanha. Segundo ele, o crime foi cometido por “um sujeito de aparência africana”. No entanto, isso motivou uma série de críticas pela forma como associou o ato à imigração no continente europeu.
Em publicações feitas no X (antigo Twitter), Marcelo de Carvalho sugeriu que o aumento da criminalidade está ligado à entrada de imigrantes africanos na Europa. “Obviamente um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma trombada nele, arrancou o celular e saiu correndo”, escreveu o empresário. Em seguida, afirmou que “ao invés de salvar os muçulmanos africanos, vão acabar com a Europa”.
A repercussão foi imediata. Usuários da rede acusaram o empresário de xenofobia e preconceito racial. Em resposta às críticas, Marcelo publicou outro texto reforçando seu ponto de vista: “É um sujeito de aparência africana. Poderia ser de aparência japonesa. Poderia ser de aparência eslava, poderia ser de aparência viking. Eita saco de gente chata”, declarou.
Mais tarde, ele compartilhou um vídeo de uma advogada holandesa que se identifica nas redes como ligada à extrema-direita. No conteúdo, ela critica a imigração e afirma que os problemas sociais não seriam causados pela população branca nativa da Europa. Marcelo endossou a fala e reiterou: “Não retiro. Sou descendente de imigrantes. Adoraria se eles, como nossos antepassados, migrassem e quisessem construir, prosperar, se integrar. Não querem. Querem viver em comunidades, ditar seus próprios costumes, e sim, roubar, molestar.”
Encerrando a sequência de postagens, o empresário declarou que quem discorda de sua visão está “ou mal informado ou defendendo o indefensável”. As declarações acirraram o debate nas redes sociais sobre imigração, preconceito e responsabilidade no discurso público. Até o momento, Marcelo de Carvalho não se pronunciou novamente.
