David Brazil foi vítima do chamado “golpe do falso advogado”, crime que vem se espalhando pelo país. Os golpistas se passaram pelo escritório de advocacia que representa o influenciador em uma ação contra a Iberia Airlines e conseguiram roubar quase 40 mil reais. “Me lasquei”, lamentou David ao portal LeoDias, ao contar como caiu na armadilha.
No início de abril, após perder um trabalho por causa do cancelamento de um voo, David decidiu processar a companhia aérea pedindo 15 mil reais de ressarcimento. Por isso, não achou estranho quando recebeu uma mensagem informando que teria vencido a causa. No entanto, precisava passar os dados bancários para receber o pagamento via Pix. “Aí, como tinha a logo e tudo, eu disse: ‘Ah, que bom e agora?’”, relatou.
Na etapa seguinte, os criminosos pediram que ele espelhasse a tela do celular, usando um recurso do WhatsApp, sob o pretexto de confirmar que a conta era realmente dele. Com isso, tiveram acesso ao aplicativo bancário de David Brazil. “Eles começaram a pedir para eu aceitar a transação, como se o Pix estivesse entrando, mas estava era saindo. Foi um, foram dois, foram três…”, contou o influenciador, que só conseguiu interromper a ação com a ajuda de um amigo que estava ao seu lado.
O prejuízo poderia ter sido ainda maior. Segundo David Brazil, os criminosos tentaram fazer um empréstimo de 330 mil reais em seu nome, mas o banco não liberou de imediato. Apesar do golpe, o artista segue de cabeça erguida. “Eu me lasquei. Mas já estou aqui trabalhando para me recuperar. Vou à luta, né, meu amor. Porque se eu ficar perturbado, com a mente ruim, não vai resolver. Tomara que esses bandidos sejam pegos! Amém?”, finalizou.