Tânia Maria, artesã de 78 anos nascida no Rio Grande do Norte, foi mencionada pela revista “Variety” como possível candidata ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação no filme “O agente secreto”. A publicação, que divulgou a informação nesta terça-feira (16), já havia acertado anteriormente a indicação de Fernanda Torres por “Ainda estou aqui”.
A artista interpreta Dona Sebastiana, proprietária de apartamentos no Recife que abriga refugiados. O longa-metragem foi escolhido para representar o Brasil na premiação do próximo ano e é dirigido por Kleber Mendonça Filho.
Tânia Maria iniciou sua carreira artística aos 72 anos, após dedicar a maior parte da vida ao artesanato, com especialização na confecção de tapetes de banheiro utilizando materiais reciclados. Sua estreia no cinema aconteceu como figurante em “Bacurau”, também sob direção de Kleber Mendonça Filho.
A partir desse primeiro trabalho, a artista desenvolveu amizade com o diretor, o que resultou em sua participação em outros cinco longas-metragens. Para as gravações de “O agente secreto”, ela precisou viajar ao Recife pelo menos 15 vezes para filmar suas cenas.
O filme também coloca Wagner Moura como forte candidato à indicação de Melhor Ator, segundo apontam publicações internacionais e críticos especializados.
Caso seja oficialmente indicada ao Oscar, Tânia Maria provavelmente não comparecerá à cerimônia. Devido à sua idade, ela evita longas viagens, situação semelhante à ocorrida quando foi convidada para o Festival de Cannes e optou por não participar.

Conteúdos relacionados Cinema