Luiz Lira conquistou o título de campeão da primeira temporada do programa Chef de Alto Nível nesta quinta-feira (21). O cozinheiro recebeu um prêmio de R$ 500 mil, além de mentoria exclusiva com os chefs Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda, uma viagem aos Estados Unidos e participação em imersão nas cozinhas do Outback no Brasil.
A final do programa culinário, previamente gravada, teve seu resultado revelado durante transmissão ao vivo. Lira disputou a etapa decisiva com os finalistas Arika Messa e Allan Mamede, em um desafio que exigiu a preparação de três pratos em diferentes cozinhas.
Ana Maria Braga explicou as regras da competição final aos participantes: “Vocês vão ter 90 minutos para entregar um menu completo. Cada um vai ter um cronômetro marcando o seu tempo. Quando terminar o prato, deixa na bancada, aperta o botão vermelho, e o cronômetro será pausado. Ele só volta a contar o tempo quando você voltar a trabalhar na próxima cozinha”.
Os jurados Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto avaliaram as criações dos finalistas e mantiveram seus votos em sigilo até a transmissão ao vivo. Antes do anúncio do resultado, a apresentadora comentou sobre a complexidade da decisão: “Eu não queria estar no lugar de ninguém. É uma decisão muito difícil. O que prevalece é a responsabilidade”.
O momento da revelação do vencedor ocorreu quando Ana Maria declarou: “Chega de suspense, pelo amor de Deus. Por decisão dos chefs, quem vence a temporada e ganha o título de Chef de Alto Nível é Lira”. Após o anúncio, o campeão afirmou: “Estou muito feliz. Quero formar minha cozinha aqui no Brasil”.
Ana Maria Braga também confirmou a continuidade do programa durante a transmissão. “A resposta é sim. Em 2026, nós faremos a segunda temporada do nosso delicioso Chef de Alto Nível”, disse a apresentadora.
