Nesta semana, o YouTube anunciou os nomes que integram o programa “Foundry” que, em resumo, trata-se de um fundo musical, com foco em artistas totalmente independentes, responsável por revelar e apoiar Arlo Parks, Omar Apollo, Rosalía, Dua Lipa, Marina Sena, entre outros.
Para 2022, o projeto expande o seu elenco com 30 artistas de 15 países diferentes que receberão apoio financeiro, estratégico e de marketing diretamente da plataforma. E, para a nossa alegria, o Brasil figura na lista com o cantor Kaike e a dupla ÀVUÁ, de MPB.
Vale dizer que a equipe do YouTube define tais apoio com base em artistas que enxergam a música e as narrativas com um olhar inovador.
“No YouTube vemos artistas talentosos prosperando em todo o mundo. Para apoiá-los desde o primeiro dia e ajudá-los a navegar em uma nova indústria cada vez mais digital com alta demanda por conteúdo, lançamentos o Foundry em 2017 com uma parceria de longo prazo com eles”, explicou Andrea Barbosa, gerente de relações com artistas do YouTube na América Latina, conforme publicou o POPline.
Conheça Kaike e ÀVUÁ
Nascido em Belo Horizonte, Kaike é apontado como uma das vozes promissoras da música contemporânea brasileira e já chamou a atenção de nomes como Duda Beat, Baco Exu dos Blues, Mateus Carrilho e Marina Sena.
Em outubro de 2020, ele estreou nas plataformas digitais com o seu primeiro clipe “Lojinha do Zé”, uma composição que já acumula quase 20 mil visualizações. Na sequência, vieram os singles “Crime”, “Rosa” e “Vem”, todas autorais.
Enquanto isso, o duo ÀVUÁ é formado por Bruna Black e Jota.pê. A dupla nasceu após o single “Conte Comigo” que, com o resultado bem positivo animou os artistas a criarem a parceria promissora.