Cinema

Além de “Ainda Estou Aqui”: 5 filmes brasileiros que já disputaram o Oscar

Filme estrelado por Fernanda Torres pode concorrer ao prêmio em 2025

Além de "Ainda Estou Aqui": 5 filmes brasileiros que já disputaram o Oscar - Foto: Divulgação/Globoplay

“Ainda Estou Aqui” será o representante brasileiro na corrida pelo Oscar 2025 pela Academia Brasileira de Cinema. A notícia vem após o longa levar o prêmio no Festival de Veneza por Melhor Roteiro e entrar para a seleção de 10 festivais internacionais.

Pensando nisso, Famosos e Celebridades resolveu listar outros cinco filmes nacionais que já concorreram ao Oscar. Vamos lá!

O Beijo da Mulher-Aranha

No filme de 1985, dois prisioneiros dividem a mesma cela e aprendem a conviver e a se respeitar. Um deles é homossexual e distrai, através das histórias que conta, seu companheiro de cela, um preso político que sofre por estar longe da mulher que ama.

Apesar de ter produção americana no meio (e não ser considerado brasileiro por muitos), “O Beijo da Mulher-Aranha” tem muito Brasil também. Na época, o longa foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção e Melhor Ator — estatueta que o protagonista norte-americano levou para casa.

O Que é Isso, Companheiro?

O jornalista Fernando e seu amigo César abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60, após a publicação do AI-5. Os dois se alistam em um grupo guerrilheiro de esquerda e, em uma das ações do grupo militante, César sofre nas mãos dos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

O longa levou a indicação de “Melhor Filme Internacional”, mas perdeu a estatueta para “Karakter”, dos Países Baixos.

Central do Brasil

Com certeza uma das indicações mais icônicas — e polêmicas — do Brasil na história do Oscar. No longa, conhecemos Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe morre em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

O filme recebeu as indicações de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz — com nossa protagonista Fernanda Montenegro. Porém, a brasileira, que era a favorita para levar o prêmio, perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow em “Shakespeare” apaixonado.

Cidade de Deus

Outro filme que fez história na história brasileira no Oscar foi “Cidade de Deus” — que recentemente até ganhou uma série spin-off. No longa, conhecemos Buscapé, um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Sendo uma produção 100% brasileira, ele bateu o recorde a ser a primeira a reunir quatro indicações ao Oscar — Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

Democracia em Vertigem

Por fim, o filme mais recente do Brasil a receber uma indicação ao Oscar: “Democracia em Vertigem”. Aliás, o documentário, disponível na Netflix, trouxe os bastidores do país no processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Indicado na categoria de Melhor Documentário, o filme de Petra Costa acabou perdendo o prêmio para “Indústria Americana”.

Você também vai gostar

Famosos de A a Z

O clima do romance está no ar e os estúdios da Globo não ficaram de fora

Streaming

Prepare a pipoca, se ajeite no sofá e descubra os filmes de Natal mais encantadores para curtir sozinho, em família ou com quem você...

Famosos de A a Z

Participante de A Fazenda 12, Raissa Barbosa anunciou a gravidez por meio de uma live no TikTok

A Fazenda

O ator Sacha Bali foi o campeão da 16ª edição do reality rural com 50,9% dos votos

Sair da versão mobile