Após 20 anos longe da premiação, o Brasil volta a brilhar entre os indicados ao Globo de Ouro. O aguardado resultado, porém, só será anunciado no dia 5 de janeiro. Enquanto isso, vale relembrar as principais indicações que marcaram a história do país no evento.
Fernanda Torres conquistou a segunda indicação de uma atriz brasileira na categoria de Melhor Atriz por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui. A honraria só ocorreu duas vezes na história da premiação. A primeira foi para sua mãe, aliás, Fernanda Montenegro, indicada pela performance em Central do Brasil. Contudo, a atriz não levou o prêmio para casa: Montenegro viu Cate Blanchett levar a estatueta por Elizabeth.
Além da mãe e filha, Sonia Braga é um dos maiores destaques brasileiros no Globo de Ouro. Com três indicações, ela é a atriz brasileira mais lembrada pela premiação. Braga foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por O Beijo da Mulher-Aranha (1986) e Luar sobre Parador (1989), além de Melhor Atriz em Filme para TV ou Minissérie por Amazônia em Chamas (1995).
Os homens também representaram o Brasil no Globo de Ouro. Daniel Benzali foi indicado em 1996 pela série Murder One, enquanto Wagner Moura recebeu a nomeação em 2016 por sua interpretação de Pablo Escobar em Narcos.
O filme Ainda Estou Aqui trouxe mais de uma alegria ao país. Além de indicarem Fernanda Torres, a premiação destacou a produção na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A última vez que um filme brasileiro apareceu nessa categoria foi em 2005, com Diários de Motocicleta.